Uma campanha criada nas redes sociais incentiva o consumo de marcas do Rio Grande do Sul para impulsionar a economia do Estado, afetado pelas chuvas desde o fim de abril.
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul provocaram perdas em cerca de 600 mil micro e pequenas empresas locais, segundo estimativa divulgada pelo Sebrae. Está sendo feita a coleta de dados para diagnosticar o impacto das enchentes nas empresas da indústria e do comércio. A ideia é dar destaque aos produtos e fomentar a compra dessas mercadorias, como forma de ajudar produtores gaúchos.
O perfil do Instagram @compre.dors foi criado por voluntários em 2 de maio para divulgar vinhos e outros produtos gaúchos numa tentativa de fomentar o comércio local e atrair consumidores de outras regiões. O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, publicou um vídeo em seu perfil na rede social reforçando o apelo.
“Quando baixar a enchente, quando passar tudo isso, as pessoas não vão ter emprego. Vão voltar e não vão ter trabalho. Isso vai ser muito importante. E essa ajuda, se todo mundo puder falar para o dono do mercado do interior ou da grande rede capital, que coloque uma prateleira de produtos gaúchos, vai fazer uma boa diferença”, declarou.
O Governo Federal já anunciou algumas medidas para os pequenos produtores da região. Entre elas está a suspensão temporária do pagamento de empréstimos aos agricultores afetados. Além disso, lançou um financiamento para ajudar os agricultores a reconstruir suas propriedades danificadas.