Início » O presidente Donald Trump Japão e da Coreia do Sul em 25%
Mundo

O presidente Donald Trump Japão e da Coreia do Sul em 25%

Foto_Reuters

O presidente Donald Trump afirmou na segunda-feira que os EUA imporão uma tarifa de 25% sobre as importações do Japão e da Coreia do Sul a partir de 1º de agosto, ao revelar as duas primeiras de 12 cartas previstas para os parceiros comerciais, descrevendo as novas taxas que eles enfrentam.

“Se, por qualquer motivo, vocês decidirem aumentar suas tarifas, qualquer valor que vocês decidirem aumentá-las será adicionado aos 25% que cobramos”, disse Trump em cartas aos líderes dos dois países asiáticos, publicadas em sua plataforma Truth Social.

Posteriormente, Trump também anunciou que os EUA imporão tarifas de 25% sobre a Malásia e o Cazaquistão, 30% sobre a África do Sul e 40% sobre o Laos e Mianmar.

A taxa para a Coreia do Sul é a mesma anunciada inicialmente por Trump em 2 de abril, enquanto a taxa para o Japão é 1 ponto percentual maior do que a anunciada inicialmente. Uma semana depois, ele limitou todas as chamadas tarifas recíprocas a 10% até 9 de julho para permitir negociações. Apenas dois acordos foram firmados até o momento, com o Reino Unido e o Vietnã.

Não houve resposta imediata das embaixadas japonesa ou sul-coreana sobre o anúncio.

Cerca de 12 países receberão cartas de Trump, disse a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em um briefing, sem identificá-los. Ela disse que Trump assinaria um decreto na segunda-feira, adiando formalmente o prazo de 9 de julho para 1º de agosto.

“Haverá cartas adicionais nos próximos dias”, disse Leavitt, acrescentando que “estamos perto” de fechar alguns acordos.

A União Europeia não receberá uma carta estabelecendo tarifas mais altas, disseram fontes da UE familiarizadas com o assunto à Reuters na segunda-feira.

As ações americanas caíram em resposta, a mais recente perturbação do mercado desde que Trump desencadeou uma guerra comercial global ao retornar ao cargo em janeiro. Suas medidas têm repetidamente abalado os mercados financeiros e levado as autoridades a se esforçarem para proteger suas economias.

As ações americanas foram levadas a um território próximo ao de baixa por sua série de anúncios de tarifas no início da primavera (no hemisfério norte), mas rapidamente se recuperaram para máximas recordes nas semanas após ele suspender as taxas mais rígidas em 9 de abril.

O S&P 500 caiu quase 1% na segunda-feira, sua maior queda em três semanas. As ações listadas nos EUA de montadoras japonesas recuaram, com a Toyota Motor recuando 4,1% no pregão do meio da tarde e a Honda Motor recuando 3,8%. O dólar subiu em relação ao iene japonês e ao won sul-coreano.