Início » Hezbollah relata confrontos com tropas israelenses ao longo da fronteira libanesa
Mundo

Hezbollah relata confrontos com tropas israelenses ao longo da fronteira libanesa

Foto: Reuters

JERUSALÉM/BEIRUTE, 9 de outubro (Reuters

O Hezbollah do Líbano disse na quarta-feira que seus combatentes repeliram o avanço das forças israelenses em confrontos ao longo da fronteira, incluindo em uma vila onde tropas israelenses foram filmadas hasteando uma bandeira israelense.

O Hezbollah vem lançando foguetes contra Israel há um ano em paralelo à guerra de Gaza e agora está lutando em confrontos terrestres que estão se espalhando ao longo da fronteira montanhosa do Líbano com Israel.

O grupo apoiado pelo Irã disse que disparou várias salvas de foguetes contra tropas israelenses perto da vila de Labbouneh na parte ocidental da área de fronteira, perto da costa do Mediterrâneo, e conseguiu empurrá-los de volta.

Mais a leste, ele disse que atacou soldados israelenses na vila de Maroun el-Ras e lançou barragens de mísseis contra forças israelenses que avançavam em direção às vilas gêmeas de Mays al-Jabal e Mouhaybib.

A Reuters confirmou a localização com base em características geográficas visíveis.

Amin Sherri, um político do Hezbollah que visitava pessoas deslocadas em escolas em Beirute na quarta-feira, disse a repórteres que as forças israelenses não conseguiram atingir seus objetivos militares e que a bandeira israelense hasteada no sul foi hasteada apenas brevemente.

Sirenes de foguete soaram constantemente no norte de Israel na quarta-feira, incluindo na principal cidade portuária de Haifa, após fogo pesado do Líbano. O exército israelense disse que cerca de 40 projéteis foram lançados em uma barragem em Haifa, alguns dos quais foram interceptados enquanto outros caíram na área.

Nas últimas semanas, Israel realizou uma série de assassinatos de importantes líderes do Hezbollah e lançou operações terrestres no sul do Líbano que se expandiram ainda mais esta semana.

Seu bombardeio do Líbano matou mais de 2.100 pessoas, a maioria delas nas últimas duas semanas, e forçou 1,2 milhão de pessoas a deixarem suas casas. Israel diz que não tem escolha a não ser atacar o Hezbollah para que dezenas de milhares de israelenses possam retornar às casas das quais fugiram sob o fogo de foguetes do Hezbollah.

Israel lutou pela última vez uma grande guerra contra o Hezbollah em 2006, após sua ocupação de 18 anos no sul do Líbano.