Até acontece neste sábado. Museu, que completa 48 de fundação no dia 30 de junho, está fechado há 4 anos e enfrenta deterioração da construção e acervo
O Museu Muncipal Demitri Sensaud de Lavoud receberá neste sábado um abraço simbólico. O ato, que acontece às 10 horas, é promovido pelo Movimento em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Osasco, que luta pelo tombamento e restauro do espaço cultural.
No próximo dia 30 de junho, o museu municipal, que fica na avenida dos Autonomistas, 4001, na Vila Granada, completa 48 anos de fundação. Mas está fechado há 4, por falta de condições de manutenção pela prefeitura, enfrentando deterioração do imóvel e do acervo.
O prédio é também um dos mais antigos de Osasco. Conhecido como Chalé Brícola, ele data do fim da década de 1890. Além disso, foi berço de um feito histórico. No local morava o engenheiro Dimitri Sensaud de Lavoud, que dá nome ao museu e que construiu um aeroplano a bordo do qual, em 7 de janeiro de 1910, decolou da frente do imóvel em direção da hoje avenida João Batista, no primeiro voo da América Latina.
Em 1974, o Chalé Brícola foi desapropriado para receber o Museu de Osasco, que foi inaugurado em 30 de junho de 1976.
Adicionar comentário