Segundo Centro de Sismologia, tremor de terra de magnitude 2.4 mR foi registrado em Barueri e sentindo em toda a região. Causa mais provável é natural, mas ações de mineradoras em pedreiras ou indústrias de cimento não são descartadas
Um tremor de terra, acompanhado de um grande estrondo, assustou moradores da região Oeste por volta das 13 horas desta segunda-feira (29). Em Osasco, Barueri e Carapicuíba, pessoas relataram, nas redes sociais, terem sentido o chão tremer e ouvido um barulho semelhante a explosão ou trovão.
Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), a causa foi um tremor de terra de magnitude 2.4 mR registrado em Barueri e sentido nas cidades vizinhas, além de bairros da Capital, como Pinheiros. A rede é uma organização pública responsável por monitorar a sismicidade do território nacional. O caso também foi analisado pelo Centro de Sismologia da USP.
Segundo o órgão, o sismo teve origem natural, mas não se pode descartar a atividade de mineração de pedreiras ou indústrias de cimento na região. Embora tenha sido sentido em diferentes cidades, a entidade também esclarece que é pouco provável que o tremor dessa magnitude gere grandes problemas.
“Os tremores naturais, em sua grande maioria, se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. O tremor que as pessoas sentem é resultado de uma movimentação repentina em alguma falha ou fratura, que ‘escorrega’ por causa das pressões geológicas”, detalha o órgão, em nota.
“Eventos de magnitude 2 a 3 ocorrem todas as semanas em alguma parte do Brasil e a maioria deles não é sentido pelas pessoas. No caso deste tremor que foi sentido, apesar do desconforto causado nas pessoas, é muito pouco provável que um tremor dessa magnitude venha a ocasionar problemas maiores”, completa.
Adicionar comentário