Início » Outubro Rosa: veja como agendar exame de mamografia em SP de forma gratuita
Saúde

Outubro Rosa: veja como agendar exame de mamografia em SP de forma gratuita

Foto_Divulgação_Governo_SP

Mulheres a partir de 50 anos conseguem acessar o serviço por meio do programa Mulheres de Peito e Carretas da Mamografia

O Governo de São Paulo reforça no Outubro Rosa a conscientização sobre o câncer de mama e a importância da realização da mamografia e do cuidado com a saúde da mulher. Entre janeiro e julho deste ano, foram realizadas 761.995 mamografias em todo estado de São Paulo. O exame é a principal ferramenta para a detecção precoce da doença.

As mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos que nunca realizaram mamografia ou fizeram há mais de 2 anos podem marcar seus exames sem a necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde. Neste caso, basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS.

Mutirão de serviços

Neste Dia D de combate e prevenção ao câncer de mama está sendo realizado um mutirão de serviços nas estações Brás da CPTM e Vila Prudente do Metrô e no Terminal Jabaquara da EMTU, para orientação sobre os direitos das mulheres com câncer. A ação é uma iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos em conjunto com a Defensoria Pública do Estado.

Durante todo o mês, a EMTU realiza, em seis terminais da capital, ações de orientação sobre o câncer de mama e cuidados à saúde. Também em apoio à campanha Outubro Rosa, a Estação Marechal Deodoro, da Linha 3-Vermelha do Metrô, recebe, nos dias 15, 16 e 17 de outubro, o Tattoo Truck Tour, um estúdio móvel de tatuagem. Nessa ação, pessoas com cicatrizes decorrentes do câncer de mama poderão se candidatar para receber uma tatuagem gratuita, transformando-as em arte.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e o estúdio de tatuagem Nanni Ink, e tem o objetivo de trabalhar a autoestima de quem lutou contra a doença. O projeto atende homens e mulheres que tiveram câncer de mama. As tatuagens são feitas somente em maiores de 18 anos, em pessoas que não estejam em processo de quimioterapia e que tenham a cicatriz há mais de um ano.

Ainda como parte das ações, o corpo musical da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, por meio da Secretaria de Segurança Pública, também promoverá palestras preventivas para a mulher policial e bombeira.