Ao defender jovem abordado após evento político, ele foi alvo de empurrões e gás pimenta
O deputado estadual Emídio de Souza, pré-candidato a prefeito de Osasco pelo PT, denunciou agressão sofrida por parte de agentes da Guarda Civil Municipal após um evento político no bairro do Rochdale, na última semana.
Em vídeo postado nas redes sociais, ele conta que ao ser informado de que um jovem negro, de 16 anos, que saia do ato, era alvo de abordagem truculenta dos agentes, decidiu intervir. O rapaz, que estava sem documentos, chegou a ser jogado na calçada durante a ação. “Quando soube, me dirigi aos dois guardas para dialogar com eles sobre o que estava acontecendo, mas fui recebido de maneira extremamente hostil pelos dois integrantes da guarda”, disse. “Me jogaram gás de pimenta, me empurraram e me ameaçaram. Uma coisa completamente inaceitável”, completou.
O vídeo mostra um dos agentes ameaçando prender Emidio por desacato. Em nota à imprensa, Prefeitura de Osasco alegou que os GCMs faziam uma averiguação padrão contra o jovem “quando houve a interferência de terceiros”, provocando a confusão. A administração também defendeu que os agentes agiram na legalidade, mas anunciou que, “para garantir a transparência”, a Corregedoria Municipal vai apurar o caso.