Cotidiano

Conta de água está 6,4% mais cara

Aumento, que entrou em vigor nesta sexta-feira, foi anunciado pela Sabesp em abril e aprovado pelo governo paulista

Entrou em vigor nesta sexta-feira (10) reajuste de 6,4% na conta de água em São Paulo. O aumento foi anunciado pela Sabesp em abril, e aprovado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), órgão do governo paulista.

De acordo com a Sabesp, maio é o mês de data-base para os reajustes da empresa, autorizados todos os anos sempre neste mês pela Arsesp. 

O aumento na tarifa acontece em meio ao processo de privatização da companhia. O Projeto de Lei que propôs a privatização da empresa pública foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em dezembro de 2023 e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no mesmo mês.

Atualmente, metade das ações da empresa está sob controle privado, sendo que parte é negociada na bolsa de valores B3 e parte na Bolsa de Valores de Nova York, nos Estados Unidos. O governo de São Paulo é o acionista majoritário, com 50,3% do controle da empresa. O projeto em andamento prevê a venda da maior parte dessas ações, com o governo mantendo poder de veto em algumas decisões.