Título inédito foi conquistado durante disputa do Final Four, em Santos, no final de semana
O Basquete Osasco é o campeão brasileiro adulto 2024. A façanha inédita na história do clube veio com vitória por 59 a 56 sobre o Blumenau, na noite de sábado, em Santos, onde aconteceu o quadrangular Final Four, que definiu o campeão.
Os quatro times finalistas do Brasileirão chegaram ao último dia de competição com uma vitória e uma derrota. Assim, todos lutavam pela taça. Com o triunfo no primeiro jogo da noite sobre o Blumenau, o time osasquense viu o Cruzeiro vencer o Basquete Santos por 70 a 69, nos segundos finais, e garantiu o título.
O Cruzeiro foi o vice, deixando o Blumenau em terceiro, enquanto os donos da casa fecharam a classificação em quarto lugar.
Osasco faturou o título com campanha de 9 vitórias e 4 derrotas no torneio. No Final Four, estreou perdendo para o Santos por 59 a 55, mas bateu o Cruzeiro por 56 a 50, antes da vitória sobre o Blumenau que valeu o campeonato.
Os destaques na partida decisiva foram o armador Jamir Moultrie, com 13 pontos, dois rebotes e duas assistências, o ala-pivô Augusto, com 10 pontos e cinco rebotes, e o pivô Hátila, com cinco pontos, 15 rebotes e três assistências.
A equipe também se destacou nas premiações individuais: Jamir Moultrie, cestinha na campanha com média de 18 pontos por jogo, foi eleito o MVP, melhor jogador do campeonato. O armador Jean e o pivô Hátila foram escolhidos para o Quinteto Ideal da competição, sendo que Hátila foi o líder em rebotes. Já o comandante, Adriano Geraldes, foi eleito o melhor técnico.