Roxelle (Isadora Cruz) botou em prática o plano para escapar de Gerson(Enrique Diaz), com quem vive relação abusiva. A moça utilizou um gesto para sinalizar que estava com problemas. A cena foi ao ar no capítulo desta sexta-feira (18) de ” Volta por Cima “.
Durante o jantar em um restaurante, a loira avisa ao contraventor que irá ao banheiro, e ele afirma que a acompanhará. Ela esbarra em uma mulher para disfarçar e, em seguida, faz o ‘ sinal universal de mulher em perigo ‘.
O gesto consiste em colocar o polegar sob a palma da mão e cobri-lo com os outros dedos. Outras clientes do estabelecimento percebem o pedido de ajuda da ex-balconista e avisam ao gerente, que chama a polícia.
Os agentes chegam e questionam Gerson, que se faz de desententido. Roxelle sai do banheiro e corrobora as acusações: “Eu não vou mais ficar presa pelo Gerson! Você é mulher, deve tá me entendendo, né, colega? Obrigada. O meu noivo está me mantendo coagida nesse restaurante! Até ontem, ele me deixou em cárcere privado”, diz a loira.
O sinal de ajuda

O ‘sinal universal de mulher em perigo’ foi criado pela Canadian Women’s Foundation , uma ONG canadense de proteção a mulheres. O gesto foi criado em 2020, durante a pandemia — período em que as mulheres eram obrigadas a conviver com o seu agressor.
Casos de violência doméstica cresceram durante a quarentena. De acordo com uma pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 17 milhões de mulheres sofreram violência física, psicológica ou sexual em 2020.
Desde então, o gesto passou a ser utilizado para sinalizar os agressores. O aceno é conhecido como #SignalForHelp (Sinal por ajuda, em tradução livre para o português) e significa: “Preciso de ajuda, violência baseada em gênero”.
O Sinal de Ajuda permite que mulheres peçam socorro de forma discreta, sem usar palavras ou sons que possam alarmar o agressor. Para fazê-lo, basta abrir a palma da mão e esconder o polegar sob os outros dedos.
Adicionar comentário