É o que aponta pesquisa da Nexus. Maioria também não quer que haja redução de salário
Uma parcela de 73% dos brasileiros apoia o fim da escala 6×1 de trabalho, desde que não haja redução de salário. E 84% são favoráveis aos trabalhadores terem, no mínimo, dois dias de descanso por semana. É o que aponta pesquisa da Nexus feita nas 27 unidades da Federação, entre os dias 30 de janeiro e 5 deste mês.
Já com a diminuição do salário, o total de pessoas favoráveis ao fim da escala cai para 28%, ou seja, a minoria. Há ainda 5% que se dizem favoráveis ao fim da jornada, mas ainda não têm opinião formada sobre a condicionante de manutenção ou redução dos salários.
A pesquisa revela ainda que 71% dos entrevistados que votaram no presidente Lula no segundo turno das eleições de 2022 são a favor do projeto de lei que propõe o fim da escala 6×1. Outros 15% são contra, enquanto 15% não opinaram. Já entre quem votou em Jair Bolsonaro nas últimas eleições presidenciais, 53% são a favor do fim das 44 horas de trabalho semanais, 32% são contrários e 15% não opinaram.
A PEC 148/2015, que prevê o fim da escala 6 x 1 de trabalho, foi aprovada no dia 10 de dezembro do ano passado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, mas ainda precisa passar por duas votações no plenário do Senado e duas na Câmara, com voto favorável de, pelo menos, 49 senadores e 308 deputados.
A pesquisa perguntou também aos entrevistados se acham que a proposta será aprovada pelo Congresso, e 52% disseram que sim, contra 35% que responderam que não. Outros 13% não opinaram.







Adicionar comentário