Dados serão usados em programas de prevenção, em parceria com Estados e municípios
Foi instituído nesta quinta-feira (25), pelo governo federal, o Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (SNAVE), por meio do qual serão realizados estudos, levantamentos e mapeamentos de ocorrências de violência escolar em todo o Brasil.
A intenção é usar os dados no desenvolvimento de medidas e soluções de gestão no combate a esse tipo de ocorrência, em parceria com Estados e municípios.
O projeto também prevê atuação na promoção de programas educacionais e sociais focados em uma cultura de paz e na prestação de assessoramento às escolas consideradas mais vulneráveis à violência, além de prestação de apoio psicossocial a integrantes da comunidade escolar vítimas de violência nas dependências de estabelecimento de ensino ou em seu entorno.
A implementação do sistema será feita por meio de várias ações, incluindo o desenvolvimento de protocolo para atuação preventiva e a capacitação de profissionais de educação para atuar na resposta a emergências; orientações às escolas para a identificação e monitoramento de ameaças; e apoio e fortalecimento de rondas especializadas para prevenção e resposta à violência escolar.