Início » Trump ameaça os BRICS com mais taxas
Mundo

Trump ameaça os BRICS com mais taxas

Foto_Reuters

Trump também colocou os membros do grupo BRICS na mira, enquanto seus líderes se reuniam no Brasil, ameaçando aplicar uma tarifa adicional de 10% a qualquer país do BRICS que se alinhasse com políticas “antiamericanas”.

A Rússia afirmou que o BRICS era “um grupo de países que compartilham abordagens comuns e uma visão de mundo comum sobre como cooperar, com base em seus próprios interesses”.

“E essa cooperação dentro do BRICS nunca foi e nunca será direcionada a terceiros países”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Wendy Cutler, vice-presidente do Asia Society Policy Institute e ex-negociadora comercial adjunta dos EUA, disse ser “lamentável” que Trump tenha anunciado uma tarifa de 25% sobre dois dos aliados mais próximos dos EUA, enviando uma “mensagem assustadora” aos demais.

“Embora as notícias sejam decepcionantes, isso não significa que o jogo acabou. Não podemos descartar um avanço nas negociações até 1º de agosto, quando os aumentos tarifários adicionais entrarão em vigor.”

Cutler afirmou que Japão e Coreia do Sul são parceiros próximos dos EUA em questões de segurança econômica.

Eles “têm muito a oferecer aos Estados Unidos em questões prioritárias como construção naval, semicondutores, minerais essenciais e cooperação energética. Além disso, empresas de ambos os países fizeram investimentos significativos em manufatura nos EUA nos últimos anos, gerando empregos bem remunerados para trabalhadores americanos e beneficiando comunidades em todo o país”, disse Cutler.