Osasco

Sala da Delegacia da Mulher funciona 24 horas na Delegacia Seccional de Osasco

O Governador do Estado de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin, esteve presente na Inauguração do Serviço de Hidroterapia do Programa de Reabilitação em Câncer da Rede Lucy Montoro em comemoração ao Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil + Descerramento de Placa do Departamento Regional de Saúde + Lançamento de Editais do BID de 3 UBS-2 para Campinas; 1 UBS-2 para Cosmópolis; 1 UBS para Sumaré; 2 UBS-2 para Paulínea;1 UBS-2 para Santa Bárbara D'Oeste; 1 UBS- 2 para Hortolândia ; 1 UBS-2 para Indaiatuba + Descerramento de Placa da 1ª e 2ª D.D.M. Local: Campinas/SP. Data: 14/02/2017. Foto: Alexandre Carvalho/A2img

Unidade, que fica dentro do plantão policial, presta atendimento on line a mulheres vítimas de violência e presta suporte para medidas protetivas ou encaminhamento a abrigos

Uma antiga reivindicação dos movimentos de luta pelos direitos das mulheres foi parcialmente atendida em Osasco. A Delegacia Seccional passa a contar com uma sala da Delegacia da Mulher (DDM) com atendimento on line 24 horas.

A cidade já conta com uma Delegacia da Mulher, no bairro do Jardim Agu, mas ela funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já na sala da Seccional, que fica na avenida Marechal Rondon, no Centro, o atendimento é prestado também durante o plantão policial.

O suporte on-line também foi implantado em delegacias das cidades de Barueri, Itapevi, Jandira e Santana de Parnaíba, na região Oeste.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, os locais passaram por adaptação para ter um ambiente específico para acolher as vítimas de violência de gênero. A mulher é atendida por uma equipe especializada da DDM por videoconferência. Durante a chamada para registro da ocorrência, ela recebe orientações e consegue mostrar lesões ou anexar imagens. Também são oferecidas opções de medida protetiva e acolhimento abrigo ou atendimento em hospital.