Mundo

Ucrania atingem refinarias de petróleo russas com drones e mísseis 

Refinarias russas ficaram em chamas após ataques ucranianos com 25 drones e sete mísseis em várias regiões da Rússia, incluindo Moscovo e outras situadas centenas de quilómetros mais a leste. Investida aconteceu depois de Zelenskyy ter dito que situação da Ucrânia é a melhor em três meses.

A Ucrânia lançou esta terça-feira uma série de ataques com pelo menos 25 drones e sete mísseis sobre várias regiões russas, provocando incêndios em duas refinarias de combustível, além de outras explosões, e cortando o fornecimento de eletricidade, de acordo com a imprensa e autoridades da Rússia. Não há registo de feridos ou vítimas mortais.

A investida foi lançada depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ter afirmado, em entrevista à estação de televisão francesa BFM, que a situação da Ucrânia na frente de guerra com a Rússia era a melhor dos últimos três meses. 

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou ter abatido 25 drones ucranianos nas regiões russas de  Moscovo, Leninegrado, Belgorod, Kursk, Bryansk, Tula Oryol e Voronezh.

As instalações de combustível em Oryol e Nizhny Novgorod ficaram em chamas, segundo os governadores e meios de comunicação social locais.