Com entrada gratuita, exposição reúne 35 gravuras originais do artista francês ao lado de releituras dessas obras produzidas por 20 artistas contemporâneos

A exposição Debret em Questão – Olhares Contemporâneos, em cartaz no Museu do Ipiranga da USP, exibe 35 gravuras originais de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), ao lado de peças de 20 artistas contemporâneos que fazem releituras da obra do pintor francês.
As gravuras de Debret foram emprestadas pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, pelo Instituto Itaú Cultural e pelo Instituto Moreira Salles. A mostra fica em cartaz até maio de 2026, com entrada grátis.
Debret morou no Brasil entre 1816 e 1831, acompanhou a passagem da Colônia para o Império e, em suas pinturas e desenhos, registrou a cultura escravocrata. A exposição é um desdobramento do livro Rever Debret, do sociólogo francês Jacques Leenhardt – também curador da mostra.

Os artistas contemporâneos presentes na exposição são de todas as regiões do Brasil, além de três estrangeiros.
A exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h. O museu fica no Parque da Independência, no Ipiranga, em São Paulo.







Adicionar comentário