Brasil

Começa  temporada das festas juninas

Atrações em museus e equipamentos do Governo do Estado prosseguem até o final do mês

Boa notícia para quem curte um arraiá. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado preparou um calendário especial de festas e eventos juninos em alguns dos principais museus e equipamentos culturais da capital e Grande São Paulo. A programação prossegue ao longo do mês. 

Dentre os destaques está a Festa Junina e Festival do Milho no Memorial da América Latina. Além de uma programação musical, o evento conta com espetinhos, sanduíches de pernil, calabresa, acarajés e pratos da culinária internacional, incluindo texanos, alemães, mexicanos, venezuelanos, baianos e chineses. O evento acontece dias 15 e 16 de junho, das 11h às 21h, com entrada gratuita. O memorial fica na avenida Mário de Andrade, 664, na Barra Funda.

Já para a garotada, a pedida é a Maratona Infantil no Arraiá do MIS, que contará com atrações como quadrilha, barracas de jogos, pescaria, boca do palhaço e argolas, além de brincadeiras típicas como corrida do saco e ovo na colher. O evento acontece no dia 23 de junho, das 10h às 17h. O endereço é avenida Europa, 158, Jardim Europa.

A Pinacoteca irá realizar sua primeira festa junina, gratuita e aberta ao público, no dia 29 de junho, com a apresentação do tradicional Grupo Cupuaçu e o Pé de Manacá, além dos DJs do projeto Forró dos Ratos, Rodrigo Ferrolho, Ricardo Ferreira e Reine Oliveira. A programação segue das 13h às 20h, na Pina Contemporânea, na avenida Tiradentes, 273, Luz.

No mesmo dia, das 12 às 17  horas, acontece a segunda edição da Festa Junina do Museu das Favelas, que terá show da banda Forró Vila do Sossego, aula de forró com Tiago Paixão, comidas típicas e artesanatos de organizações locais e empreendedores da quebrada. O endereço é  Rua Guaianases, 1024, Campos Elíseos.

Também no dia 29, às 14 horas, será realizado o Sábado Caipira no Museu de Arte Sacra, com mostra especial de peças do acervo, visita mediada à exposição, apresentação musical da dupla “Canção a 2” e pescaria com a equipe do museu. O museu fica na Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo.