Início » Com voto de Ribamar Silva, Câmara aprova redução de pena para golpistas
Osasco

Com voto de Ribamar Silva, Câmara aprova redução de pena para golpistas

Deputado federal osasquense foi um dos 291 parlamentares que votaram sim ao PL que reduz penas dos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Renata Abreu, que tem ampla base eleitoral em Osasco e região, também foi favorável

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que prevê a redução de penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. A proposta foi aprovada em plenário por 291 votos, incluindo o do deputado federal osasquense Ribamar Silva, a 148 e será enviada ao Senado. Quem também votou a favor da proposta foi a deputada Renata Abreu, que tem ampla base eleitoral em Osasco e região, sendo inclusive madrinha política do atual prefeito Gerson Pessoa e do ex-prefeito Rogério Lins.

O texto aprovado na madrugada desta quarta-feira (10) é um substitutivo do relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), ao Projeto de Lei 2162/23, do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e outros.

O substitutivo determina que os crimes de tentativa de acabar com o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas. O texto original previa anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e dos acusados dos quatro grupos relacionados à tentativa de golpe de Estado julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mas esse artigo foi retirado do projeto.

A proposta segue agora para apreciação no Senado. E caso seja aprovada novamente, será enviada para sanção do presidente Lula.

Parlamentares da oposição preveem, para o ex-presidente Jair Bolsonaro, que o total da redução pode levar ao cumprimento de 2 anos e 4 meses em regime fechado em vez dos 7 anos e 8 meses pelo cálculo atual da vara de execução penal.