Início » Secretaria Estadual da Fazenda é alvo de operação da PF contra corrupção
Segurança

Secretaria Estadual da Fazenda é alvo de operação da PF contra corrupção

Ação, que contou com participação do Ministério Público, teve como alvo auditor do governo paulista acusado de favorecer facções que atuam na venda de combustível adulterado. Fiscais do Ipem também são suspeitos

A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco-SP) realizam nesta terça-feira (23) uma operação contra um auditor fiscal da Receita Estadual envolvido em atos de corrupção.

Segundo a PF, o funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo é acusado de favorecer organizações criminosas que atuam na venda de combustíveis adulterados. Oito funcionários do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP)  também foram alvo da operação. Um deles é um delegado regional do órgão.

Os policiais interceptaram mensagens apontando que os grupos criminosos eram informados por esses servidores de ações de fiscalização, além de receberem pagamentos por pix.

A ação é um desdobramento de outra operação da PF realizada em fevereiro deste ano, quando os federais identificaram três organizações criminosas especializadas em adulteração de combustível.

Pelas mensagens trocadas entre os investigados, ficou evidenciado um vínculo entre as empresas e os servidores públicos, que avisavam sobre as fiscalizações e forjavam outras inspeções, segundo a PF.

Na operação desta terça, os agentes federais cumpriram mandado de busca e apreensão pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Capital Paulista. A Justiça também determinou o afastamento do auditor fiscal estadual do exercício de suas funções públicas e o bloqueio de R$ 75 mil das contas bancárias dele e de outros dois investigados por corrupção ativa.

Portal Regiao Oeste

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário