Viver Melhor

15 passeios, NA FAIXA, em São Paulo que realmente valem a pena

Confira uma seleção grátis para aproveitar São Paulo como você nunca viu.

Democrática, São Paulo conta com diversos passeios gratuitos. Mesmo quando o orçamento é baixo, é possível se divertir e se encantar na capital – e as opções vão de atrações culturais a parques e muito verde. Animou?

Sesc Pompeia

Com sua arquitetura única e diversas atrações culturais, em sua maioria gratuitas, o Sesc Pompeia também conta com um espaço agradável para relaxar e curtir o dia. Imperdível!

Endereço: R. Clélia, 93 – Água Branc

Beco do Batman

Entre vielas e travessas, o Beco do Batman é um paraíso de cores no coração da Vila Madalena. Atraindo milhares de turistas anualmente, o local conta com um belíssimo acervo de arte de rua paulistana.

  • Endereço: R. Medeiros de Albuquerque, 82-154 – Vila Madalena

Viveiro Manequinho Lopes

Poucos sabem, mas o Parque Ibirapuera abriga o Viveiro Manequinho Lopes, espaço de produção de mudas para plantio em áreas públicas da cidade. O local possui coleções vivas de espécies vegetais com um rico acervo de 200 espécies diferentes de plantas

  • Endereço: Av. Quarto Centenário, 1288 – Parque do Ibirapuera

Parque Ibirapuera

Desde 1954, o Parque Ibirapuera recebe paulistanos das mais diversas regiões. E não é para menos: por lá, além do verde, você encontra ciclovia, pista de skate, quadras esportivas e diversos museus, alguns deles com entrada gratuita.

  • Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

Visita Guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos edifícios mais belos e icônicos da capital. As visitas guiadas ao espaço, sempre gratuitas, são uma oportunidade única para conhecer as curiosidades por trás do palco.

  • Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República

Visita Guiada ao Edifício Matarazzo

Conhecer o histórico Edifício Matarazzo, sede do governo municipal de São Paulo, é uma oportunidade imperdível de ver a cidade por outro ângulo. Os roteiros passam pelo terceiro andar e pelo jardim na cobertura do prédio, onde há belos mirantes da cidade – saiba mais aqui!

  • Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Centro Histórico

Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Ponto de encontro de jovens em São Paulo, o CCSP oferece diversas experiências em um único local. Por lá, há áreas de convivência (incluindo um charmoso rooftop), uma biblioteca, café e programação cultural agitada – tudo de graça.

  • Endereço: R. Vergueiro, 1000 – Liberdade

Museu de Zoologia da USP

Localizado em um casarão da década de 1940, o Museu de Zoologia da USP oferece exposições de longa duração, temporárias e itinerantes. O espaço abriga uma das maiores coleções do mundo sobre a fauna brasileira. Há também uma biblioteca com mais de 70 mil itens de acervo, entre teses, periódicos e mapas.

  • Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga

Biblioteca de São Paulo

Com entrada gratuita e programação diversificada, a Biblioteca de São Paulo oferece conteúdo em formatos variados, para todos os gostos e idades. O espaço está localizado no Parque da Juventude, outra boa opção de passeio gratuito na capital.

  • Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana

Parque Estadual do Jaraguá

Um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região metropolitana de São Paulo, o Parque Estadual do Jaraguá é ótima pedida para um passeio ao ar livre, com áreas verdes de tirar o fôlego e um incrível mirante com vista privilegiada para a cidade.

  • Endereço: R. Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luisa

Mosteiro São Bento

Com mais de 400 anos de história, o Mosteiro de São Bento marca o centro da cidade e o local de fundação da cidade. A fachada esconde um interior deslumbrante, com vitrais, mosaicos, pinturas e esculturas que decoram a igreja.

  • Endereço: Largo São Bento, s/n – Centro Histórico de São Paulo

Cinemateca Brasileira

Responsável pela preservação e promoção da produção audiovisual do Brasil, a Cinemateca Brasileira conta com um riquíssimo acervo do cinema nacional. E o melhor: toda a programação é gratuita!

  • Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Biblioteca Mário de Andrade

Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, é a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país! Atualmente, o espaço também recebe atrações culturais imperdíveis.

  • Endereço: R. da Consolação, 94 – República

Domingo no Minhocão

Outra boa pedida de passeio gratuito na capital é aproveitar um domingo no Minhocão, que abre ao público das das 7h às 21h45. Por lá, é comum ver paulistanos aproveitando o dia para praticar esportes e passeando por pets. 

  • Endereço: Elevado Presidente João Goulart

Domingo na Avenida Paulista

Fechada para carros aos domingos, das 10h às 16h, a Avenida Paulista torna-se boa pedida para um passeio ao ar livre. Aproveite o dia para andar de bicicleta, caminhar pelo Parque Trianon ou conhecer alguns dos museus com entrada gratuita, como a Japan House, Itaú Cultural, IMS Paulista e Centro Cultural Fiesp.