Brasil

Clínica pública para crianças com autismo em Aparecida (GO)

Segundo a prefeitura, clínica será a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo

Foi inaugurada nesta sexta-feira, (5 de abril), em Aparecida de Goiânia, no Jardim Nova Era, a Clinica TEIA, que será a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo.

A Clínica Teia é fruto de convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que vai gerenciar a unidade. No local serão atendidas crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“Aparecida está realizando mais um sonho na Saúde Pública. Nesta clínica serão atendidas crianças autistas, e, ao mesmo tempo, as famílias e cuidadores delas serão orientados e apoiados. Tudo gratuitamente, via Sistema Único de Saúde (SUS), num espaço bonito, acolhedor e moderno de dois mil metros quadrados totalmente preparado”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

“As crianças terão acompanhamento intensivo e já comprovadamente eficaz. Começaremos com o atendimento de 120 pacientes com todos os graus de autismo, podendo chegar a 500, sempre encaminhados pela Central de Regulação de Aparecida. O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Na Clínica Teia, os profissionais vão atuar seguindo um protocolo próprio desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.