Há quinze anos, em 2011, foram realizadas as 1ª e 2ª Feiras do Livro de Osasco , justamente na Biblioteca Monteiro Lobato, em seus Jardins e na Escola de Artes Cesar Antonio Salvi.
Proposta pela Secretaria da Cultura em parceria, determinada pelo Chefe do Executivo, com a Secretaria de Educação , proporcionou a cada Feira aos 36.000 Alunos do Ensino Fundamental I e aos 3.000 Alunos do EJA , da Rede Municipal de Ensino , além de transporte, alimentação e monitoria, Vouchers de R$ 50,00 e aos 4.650 Professores Vouchers de R$ 100,00 para compra de livros das diversas Editoras participantes.
Somados, Alunos, Professores e Público Espontâneo a 1ª Feira recebeu 96.300 pessoas e a 2ª Feira recebeu 116.000 pessoas .
Justamente nessa época o Município de Osasco, Secretaria da Cultura assinou com o Ministério da Cultura um protocolo de intenções para transformação da Biblioteca Monteiro Lobato em um projeto de Biblioteca Parque .
Para além dos estandes das Editoras, durante os quinze dias, período de duração de cada Feira, Artistas Locais da Música, da Literatura e do Teatro tiveram diariamente palco, público e remuneração digna .
Dentre os estandes um, em especial, era dedicado aos Escritores Osasquenses que, a partir do Conselho Municipal de Política Cultural , selecionaram Autores e se revezavam na administração do Estande Local.
Não podemos esquecer que acordo entre a Secretaria da Cultura e Editoras participantes promoveu, em cada edição, a publicação obrigatória de Autores Osasquenses .
Infelizmente o que sinalizava que iríamos crescer como um Território do Livro e Leitura descambou para a mais absoluta ignorância, despreparo, descaso e desrespeito aos Artistas e Munícipes de Osasco.
Por fim, não menos importante, o descarte de 39.000 (trinta e nove mil) livros do acervo da Biblioteca Monteiro Lobato, em não havendo um laudo técnico da área da Saúde sobre a contaminação desse acervo, incorre em Crime de Responsabilidade do Senhor Secretário da Cultura e do Senhor Prefeito, por se tratar de Patrimônio Público da Municipalidade de Osasco.
A destruição de Livros a Humanidade só presenciou quando nazistas queimaram livros em praça pública .
Com a palavra o Ministério Público .







Adicionar comentário