Início » Novas regras de segurança do Pix entram em vigor
Economia

Novas regras de segurança do Pix entram em vigor

Medidas ampliam segurança e agilizam devolução em casos de fraude

Entraram em vigor nesta segunda-feira (2) as novas regras de segurança do Pix definidas pelo Banco Central (BC). Por meio da ferramenta MED  (Mecanismo Especial de Devolução) 2.0, elas permitem recuperação mais rápida dos valores transferidos de forma indevida.

A partir de agora, os recursos serão rastreados mesmo quando são rapidamente transferidos para outras contas, prática comum em crimes financeiros. Com o novo modelo, a expectativa do Banco Central é aumentar a taxa de recuperação dos valores e reduzir o sucesso das fraudes. 

O BC esclarece que o MED, que funciona por meio de um botão de contestação no app de bancos e outras instituições financeiras, só deve ser acionado em caso de fraude, suspeita de fraude ou erro operacional das instituições financeiras. A ferramenta não pode ser usada no caso de Pix a destinatários errados digitados pelo usuário.

Com o rastreamento do dinheiro entre contas, a devolução não fica mais restrita à conta que recebeu inicialmente o valor. O sistema passa a rastrear transferências para contas intermediárias. Também integra o pacote o bloqueio automático de contas suspeitas, antes mesmo da conclusão da análise. Além disso, os valores poderão ser recuperados em até 11 dias após a contestação, prazo mais curto do que o praticado anteriormente.

Portal Regiao Oeste

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário