Imunização estava restrita a grupos prioritários, como idosos e gestantes. Vacina evita complicações e o agravamento das doenças respiratórias
O Governo de SP ampliou a vacinação contra a gripe, anteriormente destinada aos grupos prioritários, para toda a população, que agora poderá comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima de sua casa para se imunizar.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a campanha vacinou, entre março e maio deste ano, 29,7% dos grupos prioritários, que abrangem crianças de até seis anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, dentre outros. Por isso, foi decidida a ampliação. Em Osasco, também devido à baixa cobertura dos grupos prioritários, a imunização já estava liberada a toda a população.
De acordo com a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang D’Agostini, em 2023, foi registrada uma cobertura de 53% em todo estado. “A meta para essa campanha, é que ela supere os números do ano anterior, fazendo com que o máximo de pessoas estejam imunizadas”, acrescentou.
Considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, a vacinação evita complicações e o agravamento da doença. “Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia. Portanto, a vacina é de extrema importância para proteger o sistema imunológico e evitar o aumento da transmissão”, afirma a diretora.