Início » Vereadora e deputadas apoiam tombamento do Campo de Golfe em Osasco
Cotidiano

Vereadora e deputadas apoiam tombamento do Campo de Golfe em Osasco

Local é uma das poucas áreas arborizadas na cidade e corre risco de virar condomínio de prédios e comercial. Osasco apenas 2,5 metros quadrados de área verde por habitante, cinco vezes menor que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde

A vereadora Juliana Curvelo da Mandata AtivOz (Psol), a deputada estadual Monica Seixas (Psol), e a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol) emitiram na quinta-feira (8) uma carta de apoio ao tombamento da área verde do Golfe Clube de Osasco, na Vila São Francisco. 

A área foi vendida pelos antigos proprietários à construtora Ekko, que pretende construir um condomínio de prédios e também outro comercial, com shopping e um hospital, no local. O caso foi parar na Justiça, com o pedido de tombamento, e o projeto está paralisado, mas parte das árvores já foi derrubada

O local é um dos poucos arborizados na cidade. Osasco possui apenas 2,5 metros quadrados de área verde por habitante, enquanto o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 12 metros quadrados. Além disso, é a segunda cidade mais poluída do Brasil.

O tombamento da área está com processo em andamento no Conselho Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Condephaat). Caso não seja aprovado, as obras terão seguimento. “É um momento crítico para Osasco. Estamos vendo um espaço vital, que serve não apenas como pulmão verde, mas também como patrimônio cultural e ambiental, ser ameaçado. Precisamos nos unir para proteger este bem comum”, afirmou Juliana Curvelo, na carta. Já Monica Seixas e Samia Bomfim buscam apoio de outros parlamentares para a ação.