Imunização é principal forma de prevenção contra doença para menores de 5 anos. Vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde
O Governo de São Paulo prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite até o final de junho para os 645 municípios O público-alvo são as crianças de 1 a 4 anos. As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.
Foram aplicadas, no estado, 185.247 doses até o dia 12 de junho, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde. Com a prorrogação da campanha, o objetivo é que a cobertura vacinal seja ampliada. “A prorrogação é de extrema importância para incentivar que mais pais e responsáveis levem as crianças para se vacinar. Reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal, evitamos a reintrodução de doenças erradicadas no país, como a poliomielite”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.