Início » Dezenas de mortos e 100 feridos em incêndio em estação de esqui suíça
Mundo

Dezenas de mortos e 100 feridos em incêndio em estação de esqui suíça

Foto: REUTERS/Denis Balibouse

Por Emma Farge e Denis Balibouse

Dezenas de pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas, a maioria em estado grave, após um incêndio que destruiu um bar lotado durante uma festa de Ano Novo na sofisticada estação de esqui suíça de Crans-Montana, disseram autoridades nesta quinta-feira.

O incêndio começou à 1h30 (00h30 GMT) em um bar chamado “Le Constellation”, na estação de esqui no sudoeste da Suíça, que, segundo moradores locais, era popular entre adolescentes. A causa do incêndio, inicialmente relatada como uma explosão, permanece incerta, mas as autoridades disseram que parece ter sido um acidente e não um ataque.

Foto: REUTERS/Denis Balibouse

A polícia suíça disse que “dezenas” de pessoas são consideradas mortas e cerca de 100 ficaram feridas, e o Ministério das Relações Exteriores da Itália disse que informações da polícia suíça indicavam cerca de 40 mortes. Autoridades suíças se recusaram a fornecer um número específico.

“Havia pessoas gritando e depois pessoas deitadas no chão, provavelmente mortas”, disse Samuel Rapp, um morador local de 21 anos que presenciou as consequências do incêndio. “Elas estavam com jaquetas cobrindo os rostos — bem, foi isso que eu vi, nada mais.”

O TETO PEGOU FOGO

Imagens de vídeo mostraram filas de ambulâncias e helicópteros pousando para levar as vítimas a hospitais próximos e unidades especializadas em queimaduras em outras cidades suíças.

Duas jovens francesas que disseram estar no bar contaram à emissora francesa BFM TV que viram o fogo começar no subsolo da boate depois que uma garrafa contendo “velas de aniversário” foi erguida muito perto do teto de madeira.

“O fogo se espalhou pelo teto muito rapidamente”, disse uma das duas mulheres, que se identificaram como Emma e Albane, à BFM TV. A dupla disse que conseguiu subir uma escada estreita até o térreo e escapar do prédio. Minutos depois, o fogo também havia atingido o térreo, disseram elas.

Foto: REUTERS/Denis Balibouse

A BFM exibiu um vídeo de uma garçonete carregando uma garrafa de champanhe com uma vela acesa pelo bar, o que está de acordo com o relato, mas o vídeo não mostra o fogo se alastrando.

Imagens de vídeo verificadas pela Reuters mostraram o fogo se espalhando do prédio, com pessoas do lado de fora da boate, algumas delas correndo e gritando.

Portal Regiao Oeste

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário