Início » O que prevê o plano de cessar-fogo para Gaza aprovado na ONU
Mundo

O que prevê o plano de cessar-fogo para Gaza aprovado na ONU

REUTERS/Hatem Khaled

Fonte: Visão

O grupo islamita palestiniano considera que os princípios que constam da proposta de cessar-fogo em Gaza anunciada pelos EUA e aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU “coincidem com as exigências” do povo palestiniano

O Conselho de Segurança da ONU aprovou esta segunda-feira, com 14 votos a favor e uma abstenção da Rússia, uma resolução que apoia a proposta de cessar-fogo em Gaza anunciada pelo Presidente dos EUA, ao mesmo tempo que exortou Israel e Hamas a “implementarem integralmente os seus termos, sem demora e sem condições”.

“Saudamos a resolução do Conselho de Segurança e confirmamos a nossa disposição a trabalhar com os nossos irmãos, os mediadores, para negociar indiretamente a concretização desses princípios que coincidem com as exigências no nosso povo e da resistência”, reagiu, em comunicado, o Hamas.

O grupo islamita recorda que a proposta prevê um cessar-fogo permanente, a retirada completa de Israel da Faixa de Gaza, uma troca de reféns por prisioneiros, um plano de reconstrução, o regresso dos deslocados, a entrada de ajuda humanitária e a rejeição de qualquer alteração demográfica ou fronteiriça do enclave.

Esta é a primeira resolução do Conselho de Segurança sobre um plano de cessar-fogo que visa pôr fim ao conflito de oito meses entre Israel e o Hamas em Gaza. 

O plano agora aprovado pela ONU foi anunciado por Joe Biden a 31 de maio, como “uma nova proposta israelita” e “um roteiro para um cessar-fogo duradouro e a libertação de todos os reféns”.

O plano está dividido em três fases:

  • A troca de reféns israelitas por prisioneiros palestinianos e um cessar-fogo a curto prazo;
  • “Um fim permanente das hostilidades” e a retirada total das forças militares israelitas da Faixa de Gaza;
  • Um plano de reconstrução da Faixa de Gaza que se deverá prolongar por vários anos.

Portal Regiao Oeste

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário