Cotidiano

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em todo o estado até sábado

Bombeiros, Policia Militar e Defesa Civil, atuam nos pontos criticos causados por fortes chuvas que atingiram a regi„o do ABC paulista. Local: S„o Paulo/SP. Data: 11/03/2019. Foto: Governo do Estado de S„o Paulo

Previsão é de temporais com raios e rajadas de vento; há possibilidade de ressaca marítima e tempestades

O Estado de São Paulo está sob alerta de chuvas intensas até sábado, dia 23. Segundo a Defesa Civil, são esperadas tempestades com raios e rajadas de vento. Além disso, todo o litoral também fica sob risco de forte ressaca marítima até domingo (dia 24).

Segundo dados divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), há condições de chuvas de intensidade que variam de fortes e contínuas a moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento que podem chegar até 88 km/h em algumas regiões, além de ressaca marítima para toda a costa paulista, com ondas de até três metros.

O órgão também orienta a população a redobrar a atenção para evitar acidentes que podem ser fatais durante e após os temporais. Moradores de áreas de encosta precisam observar sinais de movimentação do solo, rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados e água lamacenta escorrendo pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais, o local deve ser abandonado imediatamente.

Durante as tempestades, é importante evitar áreas arborizadas devido ao risco de quedas de árvores e acidentes com raios. Também é importante evitar tentativas de atravessar áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina de água com 15 cm de altura pode arrastar uma pessoa e, com 30 cm, levar um automóvel.

Caso um fio energizado caia sobre um veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo, deve ser abandonado da forma correta: não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, afaste-se por pelo menos 10 metros dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo.