• Hoje é: terça-feira, novembro 30, 2021

Som Bom homenageia mulheres com músicas de Chico, Caymmi e Ivan Lins

Som Bom em Barueri
portalregiaooeste
maio02/ 2016

O Som Bom, programa da Secretaria de Cultura e Turismo que faz uma reverência à Música Popular Brasileira, terá sua primeira edição do ano no dia 8 de maio, às 11 horas, no Teatro Municipal de Barueri (TMB). A entrada é gratuita.

Para quem ainda não prestigiou, o Som Bom é comandado por músicos da Secretaria de Cultural, que contam com o apoio de bailarinos e do elenco de leitura. O palco do TMB se transforma num espaço para um encontro entre músicos, que se revezam entre sons e vozes para apresentar o melhor da MPB. Nesta edição, o Som Bom fará uma homenagem às mulheres com músicas de Martinho da Vila, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Ivan Lins, Milton Nascimento e Benito Di Paula.

“Mulheres”, de Martinho da Vila, abrirá a apresentação do grupo. O artista surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando apresentou o partido-alto Menina Moça e no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançou o clássico Casa de Bamba, seu primeiro sucesso, seguido de O Pequeno Burguês. Logo se tornou um artista conceituado e ganhou muitos prêmios pela qualidade do conjunto da obra, além de ter sido um dos maiores vendedores de disco no Brasil.

“Mulheres de Atenas” e “A Rita”, de Chico Buarque, darão sequência à apresentação. Músico, dramaturgo e escritor brasileiro, revelou-se ao público quando ganhou com a música “A Banda”, interpretada por Nara Leão, o primeiro Festival de Música Popular Brasileira. Fez parceria com compositores e intérpretes de grande destaque, entre eles, Vinícius de Morais, Tom Jobim, Toquinho, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Edu Lobo e Francis Hime.

De Nelson Cavaquinho, o Som Bom apresentará “Nome Sagra”. Na adolescência, morando na Gávea, entraria em contato com os chorões e suas músicas. Contemplava os grandes mestres do cavaquinho e ia espiando e aprendendo os truques do instrumento, mas não tinha dinheiro para comprar um cavaquinho, treinava quando conseguia emprestado.

Dorival Caymmi emprestará ao espetáculo o sucesso “Marina”. Cantor e compositor, Caymmi cantava os costumes e tradições da Bahia. Aprendeu a tocar violão sozinho e desenvolveu um estilo pessoal, compondo suas próprias canções.

“Teresa da Praia”, de Tom Jobim, também está no repertório dos músicos da Cultura. Compositor, cantor, pianista, violonista, maestro e arranjador, Tom Jobim tem entre um de seus maiores sucessos a música “Garota de Ipanema”. Seu primeiro sucesso foi a canção “Tereza da Praia”, feita em parceria com Billy Blanco e gravada por Lúcio Alves e Dick Farney.

O Som Bom dará sequência com “Madalena”, de Ivan Lins. Influenciado por diversos gêneros musicais como jazz, bossa nova e soul, tem como principal instrumento o piano, que toca desde os dezoito anos. O primeiro sucesso como compositor foi com Madalena, gravada por Elis Regina. No entanto, Simone é, de forma unânime, considerada a maior intérprete.

Milton Nascimento, cantor e compositor que, ao longo de 11 anos, formou diversos grupos musicais, participou do Festival Berimbau de Ouro e teve sua música gravada por Elis Regina, emprestará seu sucesso “Maria Maria” ao espetáculo no TMB.

Outro sucesso que será apresentado pelos músicos da Secretaria de Cultura e Turismo no Som Bom será “Mulher Brasileira”, de Benito Di Paula, pianista, cantor e compositor, conhecido e admirado internacionalmente. O Teatro Municipal de Barueri fica na Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos. Para mais informações ligue 11 4199-1600.

big banner