• Hoje é: sábado, junho 12, 2021

Site de games ensina tabuada

Tabuágua
portalregiaooeste
julho18/ 2016

Agora as crianças já podem aprender tabuada sem reclamar. O Tabuágua, uma das ferramentas educativas do projeto de extensão universitária Ludo Educativo, é um jogo eletrônico que ensina a tabuada de forma lúdica aos pequenos de 5 a 7 anos.

O game foi desenvolvido por graduandos de universidades públicas estaduais – USP (Universidade de São Paulo) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) e federais – Ufscar (Universidade Federal São Carlos) e IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), com a colaboração do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), e está disponível gratuitamente no portal Ludo Educativo.

A atividade aplica o mesmo conceito do antigo e famoso jogo de tabuleiro Batalha Naval, em que os jogadores devem adivinhar onde estão os quadrados dos navios do oponente. A diferença é que, no Tabuágua, exige-se que o participante encontre a posição dos navios do adversário com o auxílio da tabuada. Quanto mais rápido a criança responder, mais pontos ela fará.

A ideia de criar o jogo eletrônico surgiu há um ano, após passar por uma série de testes e adaptação de um software que facilitasse o acesso (no computador e tablet). O Ludo Educativo oferece 38 opções de games educativos e gratuitos pela internet a pessoas de todas as idades.

“Criamos esse aplicativo porque hoje em dia os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental não sabem multiplicar e costumam usar calculadora. Além disso, elas utilizam o computador para brincar com jogos de lutas, o que não é saudável”, disse Elson Longo, professor de Química da Unesp Araraquara e diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF).

big banner