• Hoje é: terça-feira, outubro 22, 2019

Rubens Furlan, prefeito eleito de Barueri, sofre derrota no TSE

Furlan
portalregiaooeste
dezembro20/ 2016

O prefeito eleito de Barueri, Rubens Furlan, sofreu nesta segunda-feira, dia 19, derrota no Tribunal Superior Eleitoral. A corte confirmou despacho do ministro Herman Benjamim, emitido em novembro, e determinou que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) faça a análise da decisão da Câmara de Barueri que reprovou as contas de Furlan, na gestão de 2011, quando ele era prefeito.

A reprovação das contas, pelo Legislativo, deixou Furlan inelegível. Mas, em junho de 2015, o decreto foi cancelado, pela própria Câmara, o que deixou o caminho livre para que o ex-prefeito disputasse as eleições desse ano, sendo eleito em outubro. Paralelamente, ações na justiça comum e eleitoral questionaram essa nova decisão da Câmara. Mas tanto a Justiça Eleitoral de Barueri quanto o TRE liberaram a candidatura de Furlan, alegando que ainda não há sentença contra a decisão do Legislativo.

Já a decisão do ministro, agora reforçada pela Corte, envolve um pedido de impugnação da candidatura de Furlan. No entendimento do TSE, já está definido, pela Justiça Eleitoral, que rejeições de contas não podem ser revogadas pelos próprios vereadores. Com isso, o caso volta ao TRE.

big banner