• Hoje é: terça-feira, novembro 24, 2020

Orquestra Sinfônica Heliópolis se apresenta neste domingo

orquestra-baccarelli
portalregiaooeste
outubro27/ 2020

O encontro da “música caipira de raiz” com a música clássica será a toada da apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), do  – uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos: cultural, educacional e social – com o violeiro e, também multi-instrumentista, Neymar Dias, neste domingo (1º/11) às 17h00.

O concerto será online e transmitido ao vivo, no formato de live, por meio do canal de YouTube do Instituto Baccarelli , diretamente do Auditório do Masp, dando continuidade a ‘Temporada 2020 da OSH’. O ingresso que dá acesso ao evento está disponível gratuitamente na plataforma Sympla .

A apresentação inicia com a Ópera Carmen, de Georges Bizet, tocada apenas pela orquestra. Na sequência, a viola caipira de Neymar Dias entra em cena e se une à Orquestra Sinfônica Heliópolis, sob a regência do maestro Edilson Venturelli.

Com Neymar, o repertório trará ‘Concertino para Viola Caipira e Orquestra; ‘Partita n. 3 de Bach’ – versão para Viola Caipira e cordas; ‘Barroca’; ‘Suite Raiz’ (temas de Tristeza do Jeca, De Papo pro Ar, Boiadeiro Errante e Chora Viola); ‘Brandbird’ (Temas do Brandemburgo nº. 3 de J. S. Bach e Blackbird de Lennon e McCartney).

A apresentação seguirá o protocolo de segurança sanitária para prevenção contra a Covid-19 desenvolvido pelo próprio Instituto Baccarelli, baseado em diversos protocolos dos meios cultural e musical.

neymar-dias

Neymar Dias – filho de um compositor de música caipira, o músico paulistano foi de início, autodidata, e assim aprendeu vários instrumentos de cordas, como viola caipira, guitarra, violão, contrabaixo acústico, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Formou-se em composição e regência pela FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado e integrou como contrabaixista, orquestras respeitadas como a OSUSP e a Experimental de Repertório.

Atua como compositor, arranjador e músico de estúdio, trabalhando com importantes nomes do cenário musical brasileiro, como: Inezita Barroso Nelson Aires, Tinoco, Mônica Salmaso, Ivan Lins, Théo de Barros, Nana Vasconcellos, André Mehmari, Toninho Ferragutti entre outros, trazendo em sua memória e história uma vastidão de estilos – do jazz à música erudita, com um profundo conhecimento da música regional brasileira.

“A ‘música caipira’ é uma parte de extrema importância na história musical do Brasil e estará muito bem representada por esse artista tão completo que é Neymar Dias, nesse encontro com a OSH, criado para unir estilos que vão multiplicar nossa arte”, ressalta o diretor executivo do Instituto Baccarelli e maestro da OSH, Edilson Venturelli.

Campanha “Tocando Juntos por Heliópolis”

Durante a live, o público poderá fazer doações para a campanha #TocandoJuntos por Heliópolis organizada pelo Instituto Baccarelli, com o intuito de minimizar os efeitos da pandemia na comunidade. Com apoio de empresas que apadrinham o projeto, a campanha que já arrecadou desde abril mais de 200 toneladas de alimentos e R$ 830 mil distribuídos às famílias da comunidade. As doações ainda podem ser realizadas por meio do site da instituição (www.institutobaccarelli.org.br) que, atualmente tornou-se também uma plataforma para divulgar a campanha, receber e organizar as doações.
SERVIÇO:
Evento online: Orquestra Sinfônica Heliópolis – com o violonista e, também multi-instrumentista, Neymar Dias
Local: Auditório do MASP – Transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Baccarelli – http://www.youtube.com/institutobaccarelli
Data: 1º de novembro de 2020 – domingo
Horário: às 17h
Acesso ao Evento: Sympla

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: cultural, educacional e social. Além disso, formou a primeira orquestra do mundo em uma favela, quebrando diversas barreiras. Com direção artística e regência de um dos maiores maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, a instituição oferece todas as atividades gratuitamente e tem sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 24 anos, como agente de transformação social por meio da arte. Mais do que dar acesso ao ensino musical, o instituto mostra um futuro com mais perspectivas àqueles que, pela desigualdade, são colocados à margem da sociedade.
big banner