• Hoje é: quinta-feira, maio 13, 2021

Mariana Silva disputará o bronze na Rio-2016

Rio de Janeiro - Mariana Silva, do Brasil, vence Martyna Trajdos, da Alemanha, na categoria até 63kg do judô feminino na Arena Carioca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
portalregiaooeste
agosto09/ 2016

Mariana Silva chegou a sua primeira semifinal olímpica na carreira derrotando gigantes. No Rio de Janeiro, ela passou por favoritas, incluindo uma que nunca tinha vencido na carreira, a campeã mundial Yarley Grebi, nas quartas de final. No caminho da final, a brasileira teve outra adversária de peso, Tina Trstenjak, mas caiu por imobilização, que virou um ippon. Agora Mariana vai brigar pelo bronze contra a holandesa, Anicka vam Emden, duas vezes medalhista de bronze em mundiais.

Na luta da semifinal, Mariana enfrentou Tina Trstenjak, atual líder do ranking mundial. Aos 25 anos, ela é campeã mundial em 2015 e europeia em 2016. O currículo e a força da eslovena no tatame pesaram contra a brasileira desta vez.

Tina Trstenjak dominou Mariana durante todo o combate. Ela não parou de atacar a brasileira nem um minuto. Faltando 2min58s para acabar a luta, a rival conseguiu um yuko, deixando a situação de Mariana ainda mais complicada. Tomando todas as atitudes da luta, a eslovena derrubou novamente Mariana no final da luta e, desta vez, conseguiu imobilizar a brasileira, o que caracterizou o ippon.

Esta é a segunda participação de Mariana Silva em Olimpíadas. Em Londres-2012, ela foi derrotada na estreia pela chinesa Lili Xu. A judoca brasileira ficou com o bronze no Pan-Americano de Toronto e atualmente ocupa a 15ª colocação do ranking de sua categoria.

O caminho até a semifinal
Na estreia na Rio-2016, Mariana Silva derrotou a húngara naturalizada ganesa Szandra Szogedi com um estrangulamento, que fez a rival desistir com três tapas em suas costas, caracterizando o ippon.

Nas oitavas, venceu a alemã Martina Trajdos pela primeira vez em oito confrontos. A brasileira ainda teve a campeã mundial Yarley Grebi em seu caminho e se credenciou para a final no golden score.

Via UOL

big banner