• Hoje é: quarta-feira, outubro 28, 2020

Justiça encaminha processo de Lula para Moro e advogados vão recorrer

Lula e Moro
portalregiaooeste
março15/ 2016

A Justiça de São Paulo encaminhou a denúncia do Ministério Público do estado contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal de Curitiba. Com isso, o processo foi parar nas mãos do juiz Sérgio Moro – o mesmo da Lava Jato – conforme informou a assessoria do Tribunal de Justiça (TJ) na segunda-feira, dia 14. A denúncia contra Lula e mais 15 pessoas pede a prisão preventiva do ex-presidente por envolvimento em desvios da Petrobrás e que teriam levado, inclusive, à compra de um apartamento triplex, no Guarujá, e um sítio, em Atibaia, a partir de recursos financiados por empreiteiras envolvidas nos mesmos desvios.

O encaminhamento a Moro foi feito a pedido da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga de Oliveira, a quem cabia a análise. Em sua justificativa, ela afirma que os crimes denunciados são federais, e não estaduais e que já há uma investigação em curso sobre esses crimes na Justiça Federal.

A defesa, em nota publicada no site do Instituto Lula, afirma que vai recorrer da decisão e que a competência do caso é da Justiça de São Paulo. Os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins também afirmam que Lula e seus familiares não são proprietários do triplex e que não há qualquer elemento que possa vincular o apartamento ou a suposta reforma no imóvel a desvios da Petrobrás.

Ainda segundo a defesa, o imóvel está localizado no Estado de São Paulo e nenhum ato foi praticado no Paraná. Os promotores do MP-SP também consideram que os crimes denunciados são de competência estadual e vão analisar a possibilidade de entrar com recurso contra a decisão da juíza.

big banner