Na sexta-feira, 24, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votaram e por unanimidade reabilitaram os direitos políticos de João Paulo Cunha (PT-SP). Com isso, ele volta a ter direitos políticos e pode se candidatar a cargos eletivos.
João Paulo entrou com a petição pedindo reabilitação de seus direitos após cumprir a pena imposta pela condenação na Ação Penal 470, conhecida como mensalão.
A reabilitação é um benefício assegurado ao condenado após dois anos da extinção da pena, para que seja decretado sigilo do processo e da condenação.
Interlocutores afirmam que o ex-presidente da Câmara dos Deputados ficou contente com mais essa vitória. Fontes próximas a João Paulo, revelaram que o ex-deputado recebeu mensagens de solidariedade de amigos e políticos de diversas cidades de São Paulo e de outros estados do Brasil. Declarou a amigos sua determinação para “continuar a luta para restabelecer a justiça e continuar o sonho de construir um país melhor”, o que indicaria a possibilidade de retornar ao cenário político local.