• Hoje é: quarta-feira, julho 6, 2022

Inscrições para Enem 2016 terminam às 23h59 desta sexta

enem-2016
portalregiaooeste
maio20/ 2016

Estudantes de todo o país têm até esta sexta-feira (20), às 23h59, para fazer inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Até às 18 horas da última quinta-feira (19), o sistema havia registrado 6,8 milhões de inscritos. A taxa de inscrição é de R$ 68 e deve ser paga até as 21h59 do dia 25 de maio. Os alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede pública e os participantes que obtiverem declaração de carência são automaticamente isentos da taxa.

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015 e não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição. Da mesma forma, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas deste ano perderão o benefício na próxima edição.

Pessoas com deficiência ou necessidades específicas contarão com atendimento especializado, de acordo com solicitação a ser feita pelo próprio interessado no sistema de inscrições. Para tanto, é necessário apresentar documento comprobatório legível no qual deve constar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou o pedido de atendimento; a assinatura e a identificação do médico ou profissional especializado, com o número do registro no Conselho Regional de Medicina ou no conselho de classe.

Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário preenchido, disponível na página do exame na internet, entre os dias 1º e 8 de junho.

Provas
Nos dois dias de exame, em 5 e 6 de novembro, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica e para que os participantes possam guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo). Mais informações e o edital do Enem de 2016 estão disponíveis no site oficial do Enem. Para mais informações ligue no 0800-616161.

Via Guia do Estudante

big banner