• Hoje é: quarta-feira, abril 21, 2021

IBOPE confirma: Rogério Lins tem 50% contra 33% para Lapas

  • 7512
  • 7512
  • 7512
  • 7512
  • 7512
  • 7512
portalregiaooeste
outubro12/ 2016

Pesquisa IBOPE confirma a preferência do eleitor pela candidatura de Rogério Lins, da coligação Renova Osasco (PTN/PR/PRP), à prefeitura. Ele aparece com 50% das intenções de voto no segundo turno das eleições, contra 33% de Jorge Lapas (PDT). Uma parcela de 13% dos votos foram brancos e nulos e 4% dos entrevistados não opinaram. Os números foram apresentados nesta terça-feira, 11/10, em entrevista coletiva do candidato à imprensa.

Ao lado do coordenador de sua campanha, o ex-prefeito Francisco Rossi; de sua vice Ana Rossi e de aliados políticos do PSDB, PEN e Rede Sustentabilidade, Rogério afirmou que estava feliz com o resultado mas que segue a campanha com bastante humildade. Questionado, ele também destacou que tem sofrido sistemáticos ataques do seu adversário. Mas, de acordo com a pesquisa, o opositor não obteve resultado. Perguntado se, em relação a sua decisão de votar, ela “ainda pode mudar ou já é definitiva”, 80% dos eleitores de Rogério Lins indicaram que seu voto é definitivo, enquanto 72% dos votos dedicados a Lapas estão nessa condição.Já 22% dos eleitores de Lapas podem mudar, enquanto do lado de Rogério, esse índice é de 16%. Ou seja: o eleitor do Rogério está mais firme.

“Faço uma campanha propositiva, sem jogo sujo e ataques pessoais. Sempre tive uma relação de respeito com meus adversários. Cada vez mais as pessoas estão repudiando o jogo sujo. E vai dar a resposta nas urnas. Além disso, em nosso programa de governo tem milhares de vozes sendo representadas pois ouvimos o que a população queria, principalmente o combate à corrupção e ao desperdício de dinheiro público”, afirmou.

A pesquisa Ibope também mostra que a rejeição ao adversário é elevada. Perguntados pelo IBOPE em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, 50% dos entrevistados responderam Lapas, enquanto Rogério Lins teve 26% das indicações.

Em entrevista ao Portal Região Oeste, o cientista político Rubens Figueiredo, diretor geral do CEPAC, afirmou que a liderança de Rogério reflete o desejo de um eleitorado em Osasco que é majoritariamente oposicionista. “A pesquisa mostra que a avaliação positiva do Lapas é muito ruim, muito baixa e, neste contexto, dificilmente um prefeito se reelege. O Rogério, por representar oposição e por representar uma mudança, tem muito mais chances do que o atual prefeito, com a reprovação”.

Outro aspecto importante da pesquisa IBOPE é sobre a expectativa de vitória: 58% acreditam Rogério Lins será o vencedor do segundo turno, independente de sua intenção de voto. E apenas 30% acreditam que Lapas ainda pode ganhar. A pesquisa IBOPE foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral –TER- sob o número SP-04296/2016. Foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

big banner