• Hoje é: sexta-feira, janeiro 22, 2021

Governo Temer quer aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres

Brasília - O Presidente interino Michel Temer se reúne com líderes partidários da Câmara dos Deputados. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
portalregiaooeste
setembro02/ 2016

O governo do presidente Michel Temer vai propor, em um texto que será enviado para análise do Congresso Nacional, que a idade mínima para a aposentadoria seja de 65 anos para homens e mulheres.

Pela proposta, tanto os servidores públicos quanto os trabalhadores da iniciativa privada só poderão se aposentar aos 65 anos de idade, mas a nova regra só valeria para os trabalhadores com menos de 50 anos. Quem tem mais de 50 anos, ficaria sob o regime atual, mas teria de pagar um “pedágio” proporcional ao tempo que falta para a aposentadoria.De acordo com o texto, mulheres e professores teriam um tratamento diferenciado. Para eles, a idade de transição não seria de 50 anos, mas 45. O tempo de contribuição, pela proposta, teria peso para o valor do benefício.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, explicou ao Jornal Nacional, da Rede Globo, que o ponto de partida do governo é convencer a sociedade da urgência da reforma previdenciária. Segundo o governo, o déficit da Previdência é crescente e deve chegar a R$ 200 bilhões em 2017.“A gente, quando tem dúvida, veja como o mundo resolveu essas questões. O mundo resolveu com a idade mínima. O Brasil não vai querer ser o ‘Joãozinho’ do passo certo. Também vai resolver com idade mínima, porém nós não vamos criar esse sistema agora”, explicou Padilha.

big banner