• Hoje é: segunda-feira, agosto 8, 2022

Filhotes de animais silvestres ganham a liberdade em Barueri

Ouriço Cacheiro
portalregiaooeste
março11/ 2016

Um grupo de filhotes de animais silvestres atendidos pelo Cetas Barueri (Centro de Triagem de Animais Silvestres da Secretaria de Meio Ambiente) foi encaminhado para uma área de soltura e monitoramento, onde vai viver em liberdade.

Os animais ficaram por volta de quatro meses sob os cuidados da equipe do Cetas. Foram recebidos entre setembro e outubro do ano passado, época em que os filhotes de animais silvestres aparecem com mais frequência, já que o início da primavera é a época de reprodução dos animais. Faziam parte do grupo encaminhado para soltura cinco irerês, três jacuguaçus e um ouriço caixeiro. Eles passaram por um período em ambiente com temperatura controlada e receberam um complemento multivitamínico, além de uma mistura especial para a alimentação, antes de serem soltos.

Na maioria dos casos, os animais são levados ao centro após serem encontrados por moradores. Mas a equipe do órgão alerta que é preciso ter cuidado ao localizar um filhote de animal silvestre. É preciso, em primeiro lugar, avaliar se é necessário retirá-lo do local, já que a reabilitação longe da mãe é bastante difícil. E, em grande parte das vezes, os pais estão por perto e voltam para busca-los.

O Cetas Barueri foi inaugurado em abril de 2012 e desde então já realizou mais de 3.200 mil atendimentos e encaminhou para soltura mais de dois mil animais silvestres. O local também recebe animais doentes, acidentados, provenientes de entrega voluntária e também vítimas do comércio ilegal de animais silvestres.

big banner