• Hoje é: quarta-feira, outubro 28, 2020

Defesa de Lula acusa Rede Globo de mentir sobre direito de resposta

Lula Acusa a globo
portalregiaooeste
março15/ 2016

Após apresentar pedido de direito de resposta ao Jornal Nacional, da Rede Globo, sobre as denúncias de procuradores de São Paulo envolvendo o ex-presidente Lula, e virar alvo de uma reportagem, no mesmo programa, na edição do último sábado, desmentindo que não tenha sido ouvida, a defesa de Lula reafirmou, na segunda-feira, que a reportagem não procurou a assessoria do Instituto Lula para que se pronunciasse sobre o assunto. Além disso, aponta que a mensagem de e-mail exibida no Jornal Nacional como “prova” do contato é de um repórter da GloboNews, e não do JN ou de qualquer outra redação da Rede Globo.

A defesa destaca ainda que, ao reproduzir parcialmente o e-mail deste jornalista, a Rede Globo “apagou deliberadamente o logotipo da Globonews, para enganar o público”. E completa que os contatos entre a assessoria de imprensa do Instituto Lula e a redação do Jornal Nacional sempre foram feitos diretamente. “É degradante que a Rede Globo utilize o nome de um profissional da Globo News para montar a farsa que foi ao ar no JN deste sábado. O que o Jornal Nacional tentou fazer na edição deste sábado foi lançar uma cortina de fumaça sobre as mentiras e gravíssimos erros cometidos na edição de quinta-feira”, completou a defesa, em nota.

Os advogados afirmam ainda que a “reportagem de quinta-feira é parcial e caluniosa porque, ao longo de 9 minutos de reportagem, o ex-presidente Lula foi acusado 18 vezes (sem fundamento e sem resposta) pela prática de 10 diferentes crimes, foi alvo de 9 ofensas e 2 calúnias, a mais grave e desrespeitosa, quando o repórter comparou Lula a um traficante de drogas, calúnia que extrapola até mesmo as leviandades contidas nos autos da denúncia”.

big banner