• Hoje é: quarta-feira, maio 25, 2022

Com 48%, Lula lidera pesquisa com folga, Bolsonaro vem em 2º, Moro e Ciro ficam distantes em 3.

Lula Congresso Força
portalregiaooeste
dezembro14/ 2021

ELEIÇÕES 2022

Uma nova rodada de pesquisa do Instituto Ipec e a primeira depois de Sergio Moro se filiou ao Podemos dando início as articulações para sua candidatura ao Planalto. Lula (PT) lidera com folga as intenções de voto da corrida eleitoral de 2022.

Nos dois cenários analisados no levantamento do Ipec, divulgado pela GloboNews nesta terça-feira (14), o petista tem mais intenções de voto do que todos os outros possíveis candidatos somados.

No primeiro cenário Lula tem 48%, Bolsonaro, 21%, e Moro, 6%, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 5%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Em seguida aparecem André Janones (Avante) e João Doria (PSDB), ambos com 2%; Cabo Daciolo (PMN), com 1%, e Simone Tebet (MDB), com 1%.
Alessandro Vieira (Cidadania), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e Rodrigo Pacheco (PSD) não registraram intenções de voto. Brancos e nulos somam 9%. Não sabem ou não responderam, 5%.

Quando se reduz o número de candidatos, em um segundo cenário, Lula amplia a vantagem e aparece com 49%, Bolsonaro, 22%, Moro, 8%, Ciro, 5%, e Doria, 3%. Brancos e nulos somam 9%. O total dos que não sabem ou não responderam é de 3%.

A pesquisa foi realizada do dia 9 ao dia 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas. Os dados foram coletados em 144 municípios brasileiros.

O Ipec foi criado em fevereiro por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades em janeiro deste ano.

big banner