• Hoje é: domingo, janeiro 23, 2022

Centro Cultural oferece noite de forró

Forró Barueri
portalregiaooeste
junho25/ 2016

A Secretaria de Cultura e Turismo realiza no domingo (26), a partir das 17 horas, a primeira edição do Forrozão, evento que visa prestigiar o ritmo e a dança popular nordestina. O evento será comandado pelo grupo Balanço Paulista, que procura passar parte da cultura nordestina, utilizando o forró pé de serra. O evento é gratuito.

O grupo, formado por Thamires (voz e triângulo), Dawn (zabumba e voz) e PC (sanfona e voz) tem um repertório baseado nos sucessos dos grandes ritmistas desse gênero musical como Marinês, Marinalva, Carmélia Alves, Trio Mossoró e outros.

No Forrozão da Cultura não haverá intervalos. Durante o descanso do grupo, a música eletrônica vai tomar conta do Centro Cultural. Tudo isso para manter os frequentadores aquecidos e sem deixar de dançar.

História do forró
De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra.

Centro Cultural de Barueri
Rua Mônaco, 260, Parque Santa Luzia.

Tags:
big banner