• Hoje é: sexta-feira, dezembro 14, 2018

Vigilância divulga o ‘Alerta Sarampo Copa Rússia 2018’

Prefeitura de Cotia
portalregiaooeste
junho06/ 2018

A Vigilância Epidemiológica de Cotia alerta a população sobre a necessidade de atualização da caderneta de vacinação, especialmente para quem vai viajar para o exterior. A divulgação integra o “Alerta Sarampo Copa Rússia 2018”, da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado. A região das Américas é considerada livre do sarampo desde 2016, no entanto, a doença permanece endêmica nos demais continentes e a sua circulação representa um risco permanente de importação do vírus durante eventos de massa internacionais, como a Copa do Mundo de Futebol.

A vacina que imuniza contra o vírus é a SRC (Sarampo, Rubéola e Caxumba) e é recomendada para crianças de seis meses a um ano de idade, mas quem for mais velho e não tomou a dose na idade regulamentar, pode se vacinar. Para mais informações sobre esta e outras vacinas, por faixa etária, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde e procurar a equipe de enfermagem ou, ainda, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 4616-9115.

É fundamental que profissionais que atuam no setor de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurantes e outros, que mantenham contato frequente com viajantes, reforcem a vacinação, além de profissionais da área da saúde.

A Vigilância Epidemiológica também orienta as pessoas a adotarem medidas de higiene pessoal e do ambiente, como cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, lavar as mãos com frequência com água e sabão ou usar álcool em gel, não compartilhar copos, talheres e alimentos, manter ambientes limpos e ventilados, evitar contato próximo com pessoas doentes. Ao retornar de viagem, a pessoa deve ficar atenta a sintomas como febre e exantema e evitar deslocamentos ou contato desnecessário com outras pessoas, até que seja avaliada por um profissional de saúde.

big banner