• Hoje é: segunda-feira, outubro 23, 2017

Vereadores de Osasco “repudiam” exposição com nu no MAM

câmara de Osasco
portalregiaooeste
outubro06/ 2017

A pauta desta quinta-feira da Câmara Municipal de Osasco contava com projetos importantes para serem votados, incluindo a regulamentação de aplicativos de transporte individual de passageiros – como o Uber – na cidade e o Plano Plurianual, apresentado pela prefeitura e que prevê os investimentos públicos, em todas as áreas da administração, pelos próximos quatro anos. Mas alguns vereadores parecem ter outras prioridades.

Ricardo Silva e Daniel Matias apresentaram “moção de repúdio” à exposição La Bête, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo trazendo, em uma das intervenções artísticas, um homem nu. Em sua moção, Ricardo Silva critica a exposição por ter permitido “interação de uma criança com o artista”. Já Daniel Matias não justificou seu repúdio.

Ainda na sessão, Ricardo apresentou moções de “apoio e aplauso”, destacando positivamente iniciativas como o Outubro Rosa e a Semana de Proteção aos Animais. Daniel Matias, por sua vez, é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, presidida por Rogério Santos e formada também por Josias da Juco, criticou ainda, um panfleto feito pela secretaria da Cultura com chamamento para uma reunião de artes visuais e grafite que contem um beijo gay.

A exposição La Bête virou alvo de polêmica depois que, na última semana, um vídeo viralizou nas redes sociais mostrava uma criança, de aproximadamente 4 anos, tocando os pés do artista nu, que integrava a performance. Ela estava acompanhada pela mãe. A obra não tem conteúdo erótico.

big banner