• Hoje é: quinta-feira, abril 22, 2021

Valmir Prascidelli e Bruna Furlan estão entre os deputados mais assíduos

Valmir Prascidelli
portalregiaooeste
agosto26/ 2016

Dois deputados federais com base eleitoral em cidades da região estão entre os mais assíduos do Congresso. Valmir Prascidelli, do PT-SP e de Osasco, teve índice de 98% de presença nas sessões realizadas entre fevereiro e junho deste ano, comparecendo a 53 das 54 sessões realizadas. Já Bruna Furlan, do PSDB-SP e de Barueri, compareceu a 51, com índice de 91%. Os números são de levantamento da revista Congresso em Foco, divulgada esta semana.

A pesquisa também revela que o número de deputados que foram a todas as sessões do primeiro semestre quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado. A maioria das faltas foi perdoada com a apresentação de atestados médicos. Em meio a uma das maiores crises da história da República, os deputados aumentaram sua frequência no primeiro semestre legislativo de 2016, período em que foram examinadas questões polêmicas como o impeachment da presidente Dilma e três deputados ocuparam a presidência da Câmara. Ao todo, 81 parlamentares (16% do total) registraram presença em todas as sessões destinadas a votação.No mesmo período do ano passado, só 43 alcançaram 100% de assiduidade.

Entre fevereiro e julho, os deputados acumularam 2.518 faltas. Do total, 1.750 foram perdoadas. Entre elas, 895 justificadas com atestados médicos. Em segundo lugar aparecem as chamadas “missões autorizadas”, que serviram como justificativa para abonar 691 faltas entre fevereiro e julho. As missões autorizadas compreendem compromissos como viagens para acompanhamento dos trabalhos de comissões ou a participação em eventos externos, geralmente no estado do deputado. Outras duas justificativas foram utilizadas para abonar as faltas dos deputados: “decisão da Mesa” e “falta justificada”.

big banner