• Hoje é: sexta-feira, dezembro 14, 2018

UPA não funciona por omissão de prefeitura de Itapevi, segundo deputados

UPA Itapevi
portalregiaooeste
junho30/ 2016

Um prédio pronto, construído em parceria com o governo federal, mas que não está em funcionamento. Essa é a situação da UPA 24 horas de Itapevi. As obras foram concluídas e atualmente o prédio está pronto para receber os equipamentos e funcionários, no entanto, a Prefeitura de Itapevi não cumpriu a parceria firmada com o Ministério da Saúde, o que inviabiliza o funcionamento da unidade.

A situação foi revelada pelo deputado estadual Igor Soares, que tem base eleitoral na cidade. Junto com deputada federal e presidente nacional do PTN, Renata Abreu, e o presidente do PSD de Itapevi, Marcos Godoy, o Teco, ele abordou o assunto com o ministro da saúde, Ricardo Barros, na terça-feira (21), em Brasília. E não poupou críticas à administração municipal.

“Recebemos a triste notícia que o Ministério da Saúde fez os repasses necessários para a construção do prédio, mas a prefeitura de Itapevi não deu continuidade à parceria firmada, que era equipar o espaço e garantir os profissionais para o funcionamento da unidade. Hoje, a população sofre com a fila de espera de mais de três meses para muitos atendimentos e com o atendimento precário no pronto-socorro central, do Amador Bueno e do Cardoso, graças à incompetência administrativa da prefeitura”, criticou Igor Soares.

A deputada federal Renata Abreu o compromisso de que ainda este ano será apresentada proposta de emenda no valor de R$ 1 milhão para a aquisição de equipamentos para a UPA. Segundo informações do Ministério da Saúde, são necessários por volta de R$ 2 milhões para equipar a unidade.

“Vamos buscar apoio de outros deputados federais para complementar o recurso. Os moradores de Itapevi não podem ficar à mercê do desgoverno representado pelo Jaci e a Dra. Ruth, que até pouco tempo estava como secretária de governo, mas sequer buscou meios para colocar a UPA em funcionamento; nem mesmo quando estava como secretária de Governo do atual prefeito Jaci Tadeu”, ressaltou Teco.

Igor Soares aproveitou o encontro com o Ministro da Saúde para solicitar encaminhar mais profissionais do Programa Mais Médicos para Itapevi. O ministro afirmou que irá avaliar o pedido.

big banner