• Hoje é: segunda-feira, maio 20, 2019

Tirar dupla cidadania de mais de 100 países fica mais fácil a partir de domingo

Dupla cidadania
portalregiaooeste
agosto10/ 2016

A partir do próximo domingo (14), brasileiros terão menos dificuldade em tirar dupla cidadania, Passa a valer a Apostila da Convenção de Haia, que diminui a burocracia no processo de obtenção de mais de 100 países, entre eles a Itália.

As novas regras exigem um passo na obtenção da dupla nacionalidade. Antes, toda a documentação necessária precisava ser avaliada e legalizada em representações diplomáticas e estrangeiras. A partir da publicação a emissão no país de origem será considerada válida internacionalmente.

Embora criado em 1961, o acordo só foi aprovado pelo senado em julho de 2015, quando passou para as mãos do Itamaraty. Em 1º de fevereiro deste ano a presidente Dilma Rousseff publicou um decreto oficializando a convenção no DOU.

Os meses que seguiram serviram para a adequação do Brasil, por isso que só valerá agora. Além, dos transportes, a medida também terá implicações em outros temas, como transações comerciais, educacionais e jurídicas entre os países envolvidos. Nesses casos a emissão de documentos também será válida sem necessidade de passar por órgãos diplomáticos.

Via InfoMoney

big banner