• Hoje é: sexta-feira, dezembro 6, 2019

Tirar Dilma do cargo não é solução para crise, diz Mujica

Pepe Mojica
portalregiaooeste
abril22/ 2016

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica afirmou, nesta quinta-feira, que a direita não vai solucionar a crise no Brasil tirando a presidente Dilma Rousseff. “A direita pode pensar que magicamente, ao tirar Dilma, consertará a crise. Não podem. Pode consertar a crise em um país sem conciliar o capital com o trabalho? Não, não pode”, disse o uruguaio em Ouro Preto, onde foi homenageado com o Grande Colar, grau máximo da Medalha da Inconfidência.

Ele afirmou ainda que há uma ilusão, no País, de que a presidente Dilma seria a responsável pela crise econômica. “O Brasil se encontra hoje no ponto mais baixo da crise do próprio capitalismo. Este é um problema do sistema, mas quando há dor na sociedade, precisam encontrar em quem colocar a culpa. Vai passar um tempo e o brasileiro vai perceber que nada é tão mau nem tão bom.”

Mujica também foi questionado se o impeachment da petista pode ser considerado golpe e respondeu citando uma frase popular em seu país. “Há um ditado popular no Uruguai que diz: não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem.”

Ele defendeu ainda o voto popular. “As pessoas às vezes se tornam loucas, mas ainda assim são elas as que têm o direito de votar porque são as que pagam impostos”, afirmou.

big banner