• Hoje é: quarta-feira, janeiro 16, 2019

Sérgio Ribeiro avalia seus mandatos de prefeito e se diz satisfeito com o resultado

Sergio Ribeiro
portalregiaooeste
janeiro11/ 2019

O sociólogo Sérgio Ribeiro (PT), atual dirigente estadual de seu partido, governou a cidade de Carapicuíba por dois mandatos, nos períodos 2009/2012 e 2013/2016, fez uma avaliação do tempo em que esteve à frente do Executivo. Ele diz se orgulhar por ter sido o único prefeito que nunca atrasou pagamento, investiu em educação, saúde, moradia, deixou dinheiro em caixa e ainda antecipou salário dos servidores. O seu desempenho também foi reconhecido pela população ao longo dos anos, foi o prefeito mais votado da história da cidade e recebeu o prêmio de ‘Prefeito Empreendedor’, entregue pelo Sebrae-SP. Em entrevista ao Portal, Sérgio falou sobre os desafios e como foi administrar Carapicuíba com orçamento limitado.

Todo prefeito que assume a cidade, ao ser questionado sobre as finanças da máquina pública, falam da “herança maldita” deixada pela gestão anterior. Por que quis ser prefeito, se sabia da herança?

Sérgio Ribeiro – Fui prefeito da cidade por dois mandatos e, na primeira gestão tinha a exata dimensão dos problemas que encontraria pela frente: atraso de salários, dívidas de encargos sociais dos funcionários e fornecedores. Nunca me lamentei, nunca reclamei. Com minha equipe de governo encaramos o trabalho sério e tornamos Carapicuíba um município melhor. Naquela ocasião, o Orçamento municipal era bem menor, mas estabelecemos prioridades, buscamos parcerias com os governos estadual e federal e concluímos nossa gestão com alto índice de reconhecimento do trabalho feito, sobretudo com investimentos na área social para melhor atender nossa população.

Mesmo com pouco dinheiro, a cidade evoluiu durante sua administração?

SR – A evolução da nossa cidade de 2009 a 2016 pode ser comprovada em todas as áreas por onde se queira avaliar. Vagas em creche: no início do meu governo havia menos de mil, entregamos a administração com quase seis mil vagas. Transformamos a merenda escolar, que era simplesmente bolachinha e o velho suco artificial, em refeição completa e nutritiva para nossas crianças, com arroz, feijão, macarrão, misturas diversas, frutas, verduras, legumes. Implantamos o transporte escolar gratuito, fornecemos materiais escolares e uniformes também gratuitos.

No nosso governo Carapicuíba teve o maior plano de pavimentação e recapeamento de vias de sua história, avançamos de maneira expressiva na obra do Cadaval, construímos novos e reformamos unidades de saúde e escolas municipais como nunca antes, implantamos um programa habitacional que favoreceu milhares de famílias.

E mesmo atualmente, obras em andamento e pavimentações feitas só foram possíveis porque havia recursos assegurados na época da nossa gestão. Mais de R$ 60 milhões disponíveis para a conclusão dessas benfeitorias à população

Em relação ao orçamento, na gestão era menor que a atual. É possível fazer mais?

SR – Carapicuíba continua entre as cidades com o mais baixo orçamento municipal por habitante, mas avançou bem. Hoje é possível planejar melhor, estabelecer horizontes de realizações e prioridades em favor da população. Assumir uma administração com o município em dia com todas as suas obrigações financeiras e ainda com recurso em caixa, diferente de quando assumi, em 2009, permite uma margem melhor de ação. Mas para isso precisa ousadia administrativa, capacidade de diálogo, parcerias com outros municípios o estado e a União. A cidade não pode e não deve ficar apenas em torno de si. O isolamento, a arrogância política são prejudiciais.

big banner